Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.

Aristóteles
..Site destinado a pacientes e dentistas interessados em Odontologia Estética...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Confecção de Coroa Cerâmica em e-max


Caso Clínico Inicial 


Remoção da coroa cerâmica antiga em e-max com fratura palatina, Re-preparo e Provisório realizado com resina bis-acrílica (Luxatemp - DMG) e caraterizado com corantes azul, ocre e branco  (Tetric color - Ivoclar). Foto 3: Confecção do provisório; Foto 4: Aspecto do provisório após 3 meses.



Tomada de cor com escala Vita e Moldagem realizada com silicone de adição (Virtual - Ivoclar) - Foto da moldagem tirada após vazado o gesso. 


Foram confeccionadas 2 coroas pela dificuldade de conseguir o mesmo aspecto ótico da coroa do dente adjacente, o qual possuía muitas caracterizações incisais. Observe a característica ótica das 2 coroas em diferentes incidências de luz. A coroa escolhida foi a que está a direita da foto.


Prova da coroa com try-in (Ivoclar) transparente (foto 1) e amarelo (foto 2), onde optou-se por maior aproximação a coroa adjacente um cimento transparente.  Inserção dos dois fios retratores 000 e 00 para iniciar a moldagem.


Preparo da peça - Aplicação do ácido fluorídrico, seguido de limpeza com ácido fosfórico (ultra-etch - Ultradent), aplicação do silano (Monobond - Ivoclar) e adesivo (Excite DSC - Ivoclar).


Hibridização com ácido fosfórico (Ultra-Etch - Ultradent) e aplicação do adesivo (Excite DSC - Ivoclar).
Seleção do cimento resinoso (Variolink II - Ivoclar).


Colocação da fita de teflon nos dentes adjacentes, remoção do fio retrator 00 e cimentação propriamente dita. Após remoção dos excessos com fio dental, explorador e lâmina de bisturi, foi realizada aplicação de gel hidrossolúvel e fotoativação final.


Caso Finalizado, nota-se a perfeita sintonia entre os incisivos centrais, e a naturalidade das coroas no sorriso.


Caso realizado pelo Laboratório Aliança

5 comentários:

  1. Parabéns Mariana, ficou muito bom e mimético. Até breve!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fábio, é uma honra receber um elogio seu!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. É a técnica aliada a ARTE.
    Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. o seu protético é muito bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mariana, estou fazendo um tratamento de canal e meu dentista disse que vou ter que colocar uma coroa nesse dente, só que estou com medo de não ficar bom, pois moro em uma cidade muito pequena do interior de MG e não sei se aqui tem todos esses recursos. Então gostaria de saber o nome da melhor coroa a ser utilizada nesse caso? Obrigada

    ResponderExcluir