Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.

Aristóteles
..Site destinado a pacientes e dentistas interessados em Odontologia Estética...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Onlay em Resina Composta para uso direto - Técnica Semidireta em Consultório

   Existem 2 técnicas de confecção de onlay em consultório; A primeira é realizar uma moldagem com silicone de adição e vazar com Poliéter (confeccionando um modelo em poliéter), após isto é só iniciar a reconstrução em Resina Composta. A segunda técnica será a demonstrada abaixo, onde realiza-se uma moldagem, confecciona-se o modelo em gesso seguindo de troquelização e dos seguintes passos. 


   BAFIX 1 (Labordental) é uma base plástica para individualização de munhões, que promove uma economia de até 1 hora na preparação dos modelos de trabalho, sobre sistema de pins. Permite realizar, sem riscos, a individualização de peças muito estreitas ou próximas entre si e possui as dimensões ideais que possibilitam uma montagem fácil no articulador. A serra (Labordental) para troquelizar os modelos permite que quando se perde o corte ela seja substituída por outra.


   Existem 2 formas de inserir o modelo na base plástica: a primeira seria remover todo excesso de material de moldagem, verificar se adapta a base, inserir a base a moldagem com gesso inserido em ambos. A segunda forma foi a realizada: após remover o gesso da moldagem recortar de acordo com o formato da base, hidratar o modelo, inserir o gesso na base e colocar o modelo em posição. Após a presa final do gesso, soltar as presilhas laterais, bater com um martelo ou algum outro instrumento nas laterais até que note que o modelo soltou da base plástica.


   Nota-se na primeira foto o modelo fora da base, e nas demais fotos o modelo troquelizado fora de posição e em posição na base.


   Necessita-se nesta técnica de reforçar o modelo com Super-Bonder, que já serve como espaçador.  Após secar aplicar a manteiga de cacau como isolante, para então iniciar a escultura com as Resinas Compostas (4 seasons - Ivoclar Vivadent) e Corantes (Kolor Plus - Kerr) - conforme técnica restauradora.


   Após finalizar escultura aplicar gel hidrossolúvel  e realizar fotoativação final - 2 x 40".


   Remover a peça do modelo e levar em um recipiente com água ao microondas por 5 minutos para polimerização adicional final. Nota-se que a peça após ser levada ao microondas ficará opaca.


Após acabamento e polimento a peça está finalizada para ser cimentada.

[Maiores informações sobre esta técnica no Livro Tips - Dicas em Odontologia estética / Ronaldo Hirata. Capítulo 5 - Inlays e onlays: restaurações parciais em resina composta e cerâmicas.] 

2 comentários:

  1. Já empreguei esta técnica, e o resultado foi bastante agradável. Só acho mais dispendioso de tempo. Mas isso é uma questão de preferência de técnica. Recomendo ao menos alguns casos para se ter uma ideia.

    ResponderExcluir